sexta-feira, 13 de abril de 2012

1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura - Brasília, 14 a 23 de abril de 2012

.
..
...

Iniciativa inédita, a 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília terá entrada franca e a presença de Wole Soyinka, Prêmio Nobel de Literatura de 1986

Sob a coordenação literária do jornalista e escritor Luiz Fernando Emediato – da Geração Editorial, mesma editora do recordista de vendas A Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro Jr. – o evento ocupará 50 mil m² na Esplanada dos Ministérios e reunirá 120 editoras e autores de todos os continentes. Entre eles, o primeiro negro a receber um Prêmio Nobel de Literatura, o nigeriano Wole Soyinka, até agora inédito no Brasil, que lançará a tradução de The Lion and the Jewel, em edição especial para o evento.

A abertura oficial será no sábado, dia 14 de abril, às 10 horas da manhã, com a entrega do Prêmio Brasília de Literatura, com mais de 600 trabalhos inscritos nas categorias Biografia, Contos e Crônicas, Literatura Infantil e Juvenil, Poesia, Romance e Reportagem, e distribuição de R$ 240 mil em prêmios. Estarão presentes o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e o Secretário de Educação, Denilson Bento.

Além do Nobel de Literatura, a programação da Bienal trará para Brasília a Jornada Literária da América Hispânica, sob a coordenação do jornalista, escritor e tradutor Eric Nepomuceno (tradutor de Cortazar e García Marquez, entre outros); os seminários A Literatura Africana Contemporânea e Bibliotecas para o Brasil; o Encontro Ibero-Americano de Bibliotecas Rurais; além de homenagem ao escritor Ziraldo, que dispensa apresentação.

Durante todo o período da Bienal, diariamente e em três diferentes horários, serão exibidos no Café Literário os vídeos da série Impressões do Brasil, produção brasiliense em 30 capítulos com entrevistas sobre temas literários de um impressionante time de autores: Lêdo Ivo, Thiago de Mello, Carlos Heitor Cony, João Gilberto Noll, Fernando Morais, Ferreira Gullar, Ruy Castro, Lourenço Mutarelli, Lourenço Cazarré, Reynaldo Jardim, Lygia Bojunga, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato, Martha Medeiros, Affonso Romano de Sant'Anna, Luís Fernando Veríssimo, Alice Ruiz, Marçal Aquino, Lya Luft, Cristóvam Buarque, Letícia Wierzchowski, Márcio Souza, Cristóvão Tezza, Nelida Piñon, João Ubaldo Ribeiro, Lira Neto, Lygia Fagundes Telles, Zuenir Ventura e Ziraldo.
__________

Para a programação completa, acesse:



Para mais sobre o evento, acesse o site oficial:



1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, de 14 a 23 de abril de 2012, na Esplanada dos Ministérios. Horário de visitação a partir de 9 horas. Mais informações: (61) 3034-2985 / 3321-9922; contato@bienalbrasildolivro.com.br

...
..
.

Nenhum comentário: