terça-feira, 3 de abril de 2012

Google retira "O caso de veja" do ar

.
.
..
...

(do Portal Imprensa)

________

Série de reportagens de Luis Nassif sobre a "Veja" é tirada do ar pelo Google

Mariana Rennhard*
02/04/2012 16:10

Na manhã desta segunda-feira (2/4), o Google retirou do ar a série de reportagens "O Caso de Veja", de Luis Nassif, alegando que o jornalista violou os termos propostos pelo conhecido site de buscas. No ar desde 2008, Nassif tenta entender o porquê de as matérias terem saído do ar somente agora.

"O Caso de Veja" é uma série que reúne reportagens denunciando o jornalismo da revista Veja. Nassif afirma que, muitas vezes, tentaram impedi-lo de prosseguir com essa série, mas ele continuou e, hoje, enfrenta ações judiciais sobre o assunto.

A súbita remoção do conteúdo aconteceu dias depois de o jornalista ter publicado uma matéria em seu blog em que denunciava relações entre o editor-chefe da Veja Policarpo Júnior e o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Nas ligações trocadas entre os dois, Policarpo teria antecipado informações da publicação ao contraventor. A partir dos "grampos" foi possível identificar que ele poderia "montar" matérias em parceria com a revista.

"O caso Carlinhos Cachoeira praticamente veio para confirmar tudo o que eu havia colocado na série anteriormente", afirma Luis Nassif à IMPRENSA.

Nassif admite que não pode ter certeza de nada por enquanto, já que o motivo da remoção de sua série ainda é desconhecido. Mas ele garante que está tentando entrar em contato com o Google. Para o jornalista, "certamente a iniciativa não partiu do Google. O site deve ter apenas respondido a um pedido de remoção do conteúdo."

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves

...
..
.

Nenhum comentário: