sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Homenagem aos Tucanos

.
..
...

Direto dos Cadernos de Lanzarote – Diário III, tomo emprestado do José Saramago um excerto para homenagear Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Aécio Neves e co-partidários.

A homenagem está em negritos no fim do texto

_______________________

“Regressados de uma viagem à Argentina e Bolívia, os meus cunhados María e Javier trazem-me o jornal Clarín de 30 de Agosto. Aí vem a notícia de que vai ser apresentada ao Parlamento peruano uma nova lei de turismo que contempla a possibilidade de entregar a exploração de zonas arqueológicas importantes, como Machu Picchu e a cidadela pré-incaica de Chan-Chan, a empresas privadas, mediante concurso internacional.
Clarin chama a isto “la loca carrera privatista de Fujimori”. O autor da proposta de lei é um tal Ricardo Marcenaro, presidente da Comissão de Turismo e telecomunicações e Infra-Estrutura do Congresso peruano, que alega o seguinte, sem precisar da tradução: “En vista de que el Estado no ha administrado bien nuestras zonas arqueológicas – qué pasaría si las otorgaramos a empresas especializadas en otros países con gran efectividad?
A mim parece-me bem. Privatize-se Machu Picchu, privatize-se Chan Chan, privatize-se a Capela Sistina, privatize-se o Pártenon, privatize-se o Nuno Gonçalves, privatize-se a Catedral de Chartres, privatize-se o Descimento da Cruz, de Antonio da Crestalcore, privatize-se o Pórtico da Glória de Santiago de Compostela, privatize-se a Cordilheira dos Andes, privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E, finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo… E, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.


_________________________
...
..
.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O Brasil quer Mudança, não Retrocesso

.
..
...

Reabri o blog para reproduzir (por julgá-la coerente e muito importante) a seguinte mensagem do Blog Escrevinhador, de Rodrigo Vianna:

_________________

Escrevinhador, de cara nova!

publicada quinta-feira, 09/10/2014 às 12:57 e atualizada quinta-feira, 09/10/2014 às 12:29
por Rodrigo Vianna
O Brasil quer Mudanças.
O sentimento está nas ruas e nas redes. Só que há um detalhe: ”Mudança” não significa andar pra trás.
Escrevinhador tem lado. Quer Mudanças, sem retrocesso. Ninguém precisa amar o PT, Lula e Dilma para entender o que está em jogo nessa eleição.
Quem está do outro lado?
“Mudança” com FHC, Serra e Alckmin? “Mudança” com a turma do apagão de eletricidade, do desemprego, do arrocho salarial, do Brasil entregue ao FMI, da falta d´água e do preconceito contra o Nordeste? “Mudança” com a Globo mandando no Brasil?
Não. O Brasil não quer essa “mudança”. Há um clima estranho no ar. Há uma onda conservadora. Há um ódio contra o Nordeste e o povo trabalhador. É preciso enfrentar essa onda. Para ganhar ou perder. Mas com a certeza de que é possível ganhar. E de que o melhor para o Brasil é derrotar o ódio que vem da elite de São Paulo. 
Escrevinhador também quer Mudanças. De verdade. Votamos Dilma. De peito aberto, mantendo a independência para fazer as críticas necessárias às vacilações e inconsistências dos governos do PT.
Votamos Dilma, à espera de um segundo mandato que enfrente a direita e se oponha à onda conservadora que avança – especialmente em São Paulo.
Escrevinhador quer Mudanças. E faz a sua parte. Nós mudamos.
A partir desta quinta-feira (9 de outubro), o blog está de cara nova. A mudança no “layout” deve ocorrer no fim da tarde… No mesmo endereço, com outra cara. 
Mudamos, sem mudar de lado.
Confira, navegue, critique, compartilhe, comente.

__________________

E aberto o blog ficará até o segundo turno das Eleições 2014 com o objetivo principal de reproduzir, replicar e divulgar notícias, postagens, artigos ou qualquer produção que julgar importante para, nesse trabalho de formiguinha, contribuir para o refreamento dessa nuvem retrógrada e conservadora que, insidiosa, se avoluma no horizonte.

Grato

...
..
.