sexta-feira, 9 de abril de 2010

Os Dez Mandamentos (edição revisada e amplilada)

.
.
..
...

Excelente este artigo de Ladislau Dowbor.
O texto é didático, é equilibrado e, sobretudo, é simples.
E o que preconiza é simples também; mas é de uma simplicidade que, na prática, não se alcançará jamais.
Simples, mas inexequível – há interesses, há (des)governos, há corporações...
Há o jogo do poder e da ganância assentado no egoísmo, essa paixão indissociável da natureza humana que submete o comportamento ao interesse particular, em prejuízo de qualquer outro sentimento minimamente mais nobre.

...

Da Agência Carta Maior

Ladislau Dowbor

Como sociedade, desejamos não somente sobreviver, mas viver com qualidade de vida, e porque não, com felicidade. E isto implica elencarmos de forma ordenada os resultados mínimos a serem atingidos, com os processos decisórios correspondentes. Os Mandamentos abaixo elencados têm um denominador comum: todos já foram experimentados e estão sendo aplicados em diversas regiões do mundo, setores ou instâncias de atividade. São iniciativas que deram certo, e cuja generalização, com as devidas adaptações e flexibilidade em função da diversidade planetária, é hoje viável. Não temos a ilusão relativamente à distância entre a realidade política de hoje e as medidas sistematizadas abaixo. Mas pareceu-nos essencial, de toda forma, elencar de forma organizada as medidas necessárias, pois ter um norte mais claro ajuda na construção de uma outra governança planetária. Não estão ordenadas por ordem de importância, pois a maioria tem implicações simultâneas e dimensões interativas. Mas todos os mandamentos deverão ser obedecidos, pois a ira dos elementos nos atingirá a todos, sem precisar esperar a outra vida.

Considerando que a obediência à versão original dos Dez Mandamentos foi apenas aleatória, desta vez o Autor teve a prudência de acrescentar a cada Mandamento uma nota de explicação, destinada em particular aos impenitentes.
...
Leia o artigo na íntegra
...
..
.

Nenhum comentário: